Emater realiza Dia de Campo de Café Clonal em Rolim de Moura

Produtores rurais de Rolim de Moura (RO), se reuniram nessa quarta-feira (7), para o Dia de Campo de Café Clonal. A atividade ocorreu na propriedade dos agricultores Dirceu de Andrade e Alma Mutz, na linha 204, km 12, lado sul. O evento foi uma iniciativa do Governo de Rondônia, conduzido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), contando com a parceria da prefeitura e o apoio do deputado estadual Jean Oliveira (MDB).
Os agricultores presentes participaram de palestras com temas variados: Paulo Cezar Nascimento falou sobre poda de renovação da lavoura, Isac Fogaça discutiu as pragas do cafeeiro, e Marcelo Santos apresentou aspectos da fermentação induzida do café.
“Como mola propulsora da economia de nosso estado, a agricultura precisa ser fortalecida, principalmente a agricultura familiar. A Emater tem um papel fundamental nesse processo, oferecendo orientação e suporte aos nossos produtores”, enfatizou o deputado Jean Oliveira.


O gerente regional da Emater na Zona da Mata, Paulo Henrique, reforçou o valor do Dia de Campo para a cafeicultura local e regional. “A missão da Emater é estar próxima de nossos produtores, orientando e auxiliando. Esse evento permite um contato direto com produtores e extensionistas, enquanto o governador Coronel Marcos Rocha e o deputado Jean Oliveira continuam a valorizar e incentivar a agricultura familiar”, observou.

O vice prefeito Alcides Rosa , o secretário municipal de agricultura , Dionisio(Goiaba), produtores, estiveram envolvidos mais uma vez no aprendizado da cultura do Café, tendo a Emater como parceira de ponta.


Já o gerente do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Rafael Teles, destacou a importância do Dia de Campo na melhoria das lavouras. “As palestras incentivam nossos produtores ao ensinar técnicas adequadas para aplicação em suas lavouras, incluindo o processo de fermentação. Isso possibilita a obtenção de café de maior qualidade, permitindo aos produtores reconhecer o momento ideal para colher os frutos”, finalizou.

Ricardo Barros/Assessoria Emater