Rolim de Moura sediou o II encontro dos Produtos Apícola – Mercado que muito cresce!

O evento aconteceu no município de Rolim de Moura, no auditório do Sebrae e além dos 21 produtores assistidos pela Assistência e Gerencial do Senar Rondônia, estavam presentes também cerca de 40 participantes interessados em ingressar na cadeia produtiva da apicultura.
Na abertura do evento participaram o gerente de Assistência e Gerencial do Senar Rondônia, Luis Maurício, a supervisora Keila Caldas, o agente de negócios Leandro Ezequiel, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rolim de Moura, João Paulo Carneiro, que apresentou o sindicato e a sua equipe de mobilização, e o secretário de agricultura do município Dionísio Braga o Goiaba.
Durante o encontro o técnico de campo da cadeia da apicultura,

Imagem ilustrativa

Marcos Venâncio, apresentou os resultados técnicos e econômicos de seus produtores e a evolução da Zona da Mata. Seguindo a programação o técnico de campo do Senar, Jânio Felix, ministrou a palestra “Mercado Local e Global do Mel e Perspectivas Futuras”. Na sequência a instrutora do Senar, Nayara Fernanda, ministrou a palestra: “Associativismo versus cooperativismo.” Nossos técnicos de campo, Marcos Venâncio e Janio Félix, são Zootecnistas com Doutorado em Abelhas e Polinização, são pessoas com gabarito técnico que fazem a diferença em campo e a prova disso é que o resultado de 9 mil kg de mel inicialmente saltou para 32 mil kg. de mel e a renda bruta inicial que era de R$170,00, passou para R$1.034,00 com mel, própolis e cera.
No encerramento do evento, o agente de negócios do Senar, Leandro Ezequiel, apresentou aos produtores a importância da compra coletiva de insumos e o quanto causa economicidade, permitindo ao produtor reduzir seus gastos e transformá-los em investimento.
Após as palestras tivemos sorteio de brindes dados pelas instituições parceiras e um coffee break, onde os produtores puderam confraternizar, trocar experiencias e saíram satisfeitos com os resultados mensurados e pelas palestras que trouxeram mais conhecimento para que possam colocar o teórico em prática, nas suas atividades.

Assessoria SENAR/RO.