Curtas & Crônicas

Fabiano Gomes

Curtas & Crônicas – A  lide política regional

“Do fundo do coração, penso em não disputar reeleição”

Com esta frase, o atual prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio Pereira(União Brasil) afirmou que  existe uma grande possibilidade de não participar do pleito na disputa pela reeleição da prefeitura desse município.

“ O motivo não está em mim. Não existem motivos jurídicos que possam me tirar do cargo atualmente,  e nem de disputar o cargo novamente; faço meu trabalho juntamente com minha equipe dentro daquilo que o Orçamento tem nos permitido e avançamos muito na infraestrutura da cidade. A malha viária rural está de primeira, as vias urbanas  centrais com 80% de  revitalização  na pavimentação, construímos pontes, vamos entregar o Ceasa e mais duas Unidades Básicas de Saúde reformadas e muito mais outras obras que nos credenciam à reeleição, mas não estou com vontade de disputar novamente o cargo de prefeito  posto que a política se tornou uma prática de difamação e injúria aos que possuem mandato – do fundo do meu coração e pelas difamações jogadas sobre minha família, penso sinceramente em não disputar a eleição em 2024…” Disse Aldair Júlio.

Negócios Ilícitos

Também pesa na decisão do prefeito o tabuleiro de xadrez político e a falta de escrúpulos para construir uma aliança democrática que venha garantir a governabilidade do município: Recebo diariamente políticos das mais variadas siglas oferecendo “apoio” em troca de barganhas em negócios no âmbito da administração municipal. Como não topo falcatruas em busca de eleição, ponho pra fora do meu gabinete – Isto dificulta alianças de votos, mas preserva meu CPF e minha honra”. Finalizou o prefeito, que recebeu nossa reportagem em seu gabinete.

Ceasa: Uma obra que dignifica a agricultura familiar.

Encontra-se em fase final de construção a fase 1 da obra do CEASA – Centro de Abastecimento agrícola de Rolim de Obra, localizada numa área à avenida 25 de agosto , com 26 mil metros quadrados a qual destina-se a dar suporte a famílias de produtores rurais, hortifrutigrangeiros, colocando-os na cadeia de produção e comercialização junto ao mercado, promovendo segundo o Secretário Municipal de agricultura, Dionísio Pereira(Goiaba) a aproximação da produção do campo ao consumidor final, sem a necessidade do “atravessador”, aumentando assim o lucro na produção e o custo final ao consumidor. Dionisio prometeu o início da 2ª fase (depósitos, administração ainda para este ano, encontrando-se prontos a área de recepção e desembarque e dos boxes individuais. Esta primeira fase teve um custo superior a 1 milhão e 80 mil reais, sendo fruto de emenda parlamentar do ex-Senador Acir Gurgacz.

Mais mulheres na disputa

A Prefeitura de Rolim de Moura despertou o gênero feminino pela disputa da cadeira de prefeito(a) e vereadores; Pelo menos três nomes vêm sendo ventilados nos anais da política. Todas negam mas alimentam esperanças na população de que venham registrar candidaturas rumo ao Palácio Olavo Pires ou Cãmara Municipal: Mileni Mota(PTB), Cristiane do Sinsezmat (PSD) e Cida Reis(presidente do PDT local). Tratam-se de mulheres que já têm histórico na política e na lide social, sempre à frente na busca de melhorias pra nossa cidade que já deram boa parcela de contribuição no desenvolvimento de políticas públicas à nossa população e devem ser acolhidas e bem vistas pela sociedade até porque o universo feminino é muito mais sensível às causas da família e sociais. Parabéns e que frutifiquem…. Homens e políticos profissionais já levantaram as orelhas… Rondônia é o estado mais machista da região Norte e como tal deve ser tratado.

Falta publicidade

Os vereadores da atual legislatura em Rolim de Moura sofrem isolamento na mídia  por não possuir na Casa de Leis  um Departamento  de Comunicação que seja responsável pela divulgação igualitária e democrática dos atos do Legislativo e não apenas dos atos Institucionais; Na legislatura passada  foram impostas pela Mesa Diretora mudanças que dificultam a existência da assessoria de imprensa e, Já por não terem direito a apresentar nenhuma emenda  parlamentar ao Orçamento público do município, ficam a ver navios quando da realização de obras pelo Executivo, em que nem mesmo seus nomes são citados como autores dos requerimentos de tais obras. Sobra a população uma pergunta crucial já que a prestação de contas do trabalho é só no gogó e nas redes social:  “O que faz um vereador?”. A imprensa existe para publicitar atos e mandatos da vida pública; não há como fugir disso e o castigo pode vir a cavalo.

Na Prefeitura não é diferente

Os veículos de comunicação cobram a licitação da mídia institucional da prefeitura que ainda está  travada  e agência ainda não contratada. Já vão para três anos que essa novela não se resolve e toda a publicidade é feita no Portal da Transparência (ao qual poucos habitantes tem paciência para acessar), ficando a população cega de informações técnicas quanto a obras, convênios e prestação de contas políticas pelo prefeito e secretariado. Tem que acabar com a mania de que clipe de internet é informação oficial. Empresas jornalísticas seguem a Constituição, os ditames da Receita, paga Alvará, INSS, disputa mercado publicitário, mas não é valorizado pelos poderes constituídos e membros, alguns exímios “influencers” de watts app. A política é coisa mais séria e merece ética e verdade nas informações.

Loteamentos ilegais

Até quando a Justiça de Rondônia manterá silêncio acerca das empresas de loteamentos urbanos, feitos de forma ilegal, sem acordos técnicos e ambientais com as prefeituras e que com o tempo se transformam em fraude junto aos mutuários? Em Rolim de Moura acumulam-se as queixas em relação aos loteamentos Esplanada, Jardim Barroso, Esplanada 2, em que fundados há cerca de dez anos ainda não possuem um palmo de pavimentação, rede de águas pluviais, iluminação pública deficiente e de baixa qualidade e alto consumo(lâmpadas de vapor de sódio), arborização ou outros meios de urbanização. O prefeito se defende dizendo que foram criados por politicagem de alguns no passado, não seguindo o Planejamento, e que hoje a administração não possui recursos para tocar as obras que tais loteamentos necessitam e que está esperando que as demandas atualmente decorrentes na Justiça venham favorecer a população, obrigando os patrocinadores de tais loteamentos a cumprir com os contratos firmados no passado. Enquanto isso os moradores pagam IPTU, Taxa de Lixo, Iluminação Pública, bombeiros, segurança pública e ainda dividem espaço eventuais marginais,  macacos e bichos do mato que rodeiam a periferia.

Investir na Educação

O ditado que diz “pau que nasce torto, morre torto”, não prevalece para a educação. O exemplo vem de casa quando a criança é tratada com respeito e recebe os fundamentos da coexistência social, tornando-se no futuro um membro saudável da comunidade. Ao poder público compete dotar a estrutura de e3nsino com tudo que há de melhor em mestres, equipamentos, instalações e pesquisa, como forma de educar uma nação para um futuro disputado pelos mais preparados. Em Rolim de Moura, recentemente foram inauguradas mais dez salas de aula, na escola infantil Balão Mágico. Bingo! É na criança que se forma o adulto, Investimento 100% louvável por parte da administração municipal. Paredes novas, mobiliário, pintura, climatizadores, bebedouros e grande injeção de ânimo nos profissionais e infantes que frequentam a central escola. Parabéns!

Bom dia, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *