DESTAQUE EMPRESARIAL – CONTANDO NOSSA HISTÓRIA

Empresário César Cassol é pioneiro em Rondônia e fundador do Grupo César Energia e Calcáreo, com base em Rolim de Moura-RO.

Destaque empresarial

Em se tratando da economia estadual. E principalmente ao compor o conjunto da pioneira matriz geradora de energia limpa, em consonância com legislações específicas ambientais o Grupo César Energia participa da história de Rondônia desde uma época em que a eletricidade era para poucos e tocada a óleo diesel. Dispendiosa e poluente.

De olho na expansão da economia do estado, o empresário César Cassol não só investiu num setor ainda difícil de implantação em obras, usinas, distribuição, etc. Numa Amazônia rica em águas, nada mais prudente que investir nas pequenas e médias hidrelétricas, geradoras potenciais de  Mw´s, os quais somados ao sistema nacional de distribuição, significam pontos positivos na economia, seja na geração de empregos, na criação  de indústrias e a expansão do comércio decorrente da produção em todos os níveis, graças à energia abundante, não poluente e a preço mais acessível.

Em entrevista a este Folha, César Cassol traçou um perfil histórico do trabalho desenvolvido por sua família e empresas, que muito contribuíram para o surgimento de cidades e do próprio estado de Rondônia.

 O que representa hoje para a economia de Rondônia, o Grupo César?

César Cassol: Saudações a todos(as), um prazer detalhar aqui nosso trabalho e contribuição para a pujança desse estado que é Rondônia e de cuja fundação fizemos parte, com muita dedicação e trabalho. O grupo César hoje foca em duas áreas importantes para a economia do estado: Geração de energia sustentável e insumos agrícola para correção e melhoria do solo(Calcáreo). Ambas atividades estão ligadas a geração de emprego e sustentação da indústria de uma forma geral, sendo que o nosso calcáreo muito tem contribuído para o aumento da produção agrícola  em nível de região Norte, mais que dobrando essa produção em menos de 10 anos.

Folha do Norte: E no setor elétrico, o que foi implementado pelo Grupo César e de que forma isso contribuiu para o desenvolvimento?

PCH Primavera: há mais de 20 anos fornecendo energia limpa e confiável

César Cassol: Todos lembramos o sufoco que era a energia nos anos 80, tocada a termoelétricas e motores, num desperdício e danos ambientais incalculáveis; Nesse ponto, o Grupo César deu início à construção de pequenas centrais hidroelétricas (Pch´s) na região central do estado, culminando com a Eletro Primavera, onde passamos a integrar o sistema nacional de geração e distribuição de energia limpa e renovável, com todo o aparato e segurança ambiental; Em nossa área de represa,  reflorestamos o entorno, devolvemos à natureza espécies da fauna e repovoamos o Rio Pimenta com espécies nativas de peixes. Tudo dentro da Lei, com acompanhamento de técnicos, biólogos, engenheiros ambientais, etc.; fomos uma das primeiras empresas de geração de energia a trabalhar com resgate de carbono no estado.

No ramo da produção de alimentos, o Grupo César é responsável por

Quais produtos?

Cesar Cassol: Nesta mesma cadeira produtiva, investimos na linha de produção de calcáreo, onde Rondônia pôde alcançar marcas nunca antes registradas na produção de grãos e café. O Calcáreo que buscamos desde o Mato Grosso, mesmo pagando um frete considerável, nos devolve o lucro em produção agropecuária, pois aí também entra o negócio do boi de capim, onde uma boa pastagem faz a diferença. Onde antes o produtor tirava 100 sacas de café, por exemplo, essa produção dobrou na agricultura, graças a aplicação do minério que fornecemos para toda Rondônia. Também produzimos bovinos de corte, animais de alta qualidade e fornecemos para o mercado interno(frigoríficos) uma carne de alta qualidade e fator genético, além da sanidade do rebanho.

O Grupo César Calcáreo participa do crescimento da produtividade da terra.

Também na área política, são inúmeros os mandatos conquistados por membros da família Cassol, com grandes realizações em prol de Rondônia; Você considera que alguém de sua família irá participar do processo eleitoral municipal em 2024?

César Cassol: É verdade que já participamos da política, eu mesmo fui prefeito, deputado estadual, outros membros da minha família também exerceram mandatos, mas me voltei para a vida empresarial onde minha presença se faz diariamente e preservo boas amizades no campo político, mas eu mesmo não mais irei disputar mandatos, me falta tempo para dedicar-me a politica como se deve.

Que conselho o senhor daria hoje a um pequeno empresário que está iniciando sua luta para conquistar espaço, produzir e viver dignamente no Brasil da atualidade?

César Cassol: Para a pessoa que quer empreender, ser responsável pelo seu negócio, eu digo que além de trabalhar mais horas por dia, deve saber também que será responsável por pagar mais impostos, mais salários, mas  que seu papel é muito importante no bolo social, pois os empreendedores é que geram os empregos e contribuem para o crescimento da economia em todos os níveis. Empreender quer dizer ter os pés no chão, planejar custos, despesas,  minimizar os gastos e preservar os lucros. Trabalho é o segredo para alcançar seus sonhos.

Como o Senhor avalia o crescimento econômico de Rolim de Moura nesses 40 anos de existência do município?

César Cassol: O que fundou  Rolim de Moura foi a força da madeira, do Mogno e da Cerejeira; Foi um ciclo que durou cerca de 10 anos e agora a realidade é bem outra; Temos uma economia estável, que depende do agronegócio e do comércio, mas também de atrair novos investidores a fim de gerar empregos e operar a cadeia de matérias primas. Acho que o município cresceu bastante graças a um povo muito trabalhador e volto a insistir:  Só desenvolveu a partir do momento em que ficou independente na questão energética, fator que, sem modéstia, nós da família Cassol contribuímos muito desde o princípio desses municípios beneficiados com as mini usinas.

Folha do Norte: Suas considerações gerais…

César Cassol: Rondônia é um estado de oportunidades, com menor índice de desemprego, com clima definido e estação de chuvas abundante. Terras muito férteis, e para a pessoa que quer trabalhar aqui não faltam oportunidades de começar um pequeno negócio na rua; eu mesmo já fui picolezeiro, vendedor de pastel, borracheiro, chapa de caminhão, puxei catraca de caminhão toreiro, operador de Patrol, de tudo já diz um pouco e graças a Deus essas profissões, esses trabalhos só me fizeram crescer como pessoa e empresário nos ramos que citei. Não existe vaidade no que fazemos: existe amor e vontade de ver um mundo melhor…

Da redação