Curtas & Crônicas
Fabiano Gomes
Vôo de cruzeiro
Há quase um ano das eleições municipais, em que serão escolhidos pelos eleitores os futuros(as) vereadores e prefeitos(as) em todo o Brasil, em Rolim de Moura – RO, os grupos políticos iniciam as tratativas visando uma vaga na Casa de Leis, ou quiçá, a própria cadeira do prefeito Aldo Júlio, o homem do sapato branco. Um tabuleiro de xadrez completo é o cenário e o jogo a ser jogado pelos atores da futura eleição. Num jogo de forças políticas, a maioria dos vereadores embarcam na defesa da candidatura de um membro da Câmara Municipal que venha representar essa vontade política de mudança nos rumos da administração, de certa forma não muito alinhada com os edis.
Guizo no gato
Numa fábula muita conhecida, se não me engano de La Fontainne, uma comunidade de ratos não muito satisfeita com sua despensa e posição social, reuniu-se numa assembleia geral para deliberar que o gato era o senhor de todos os problemas da comunidade. Aplausos.
Um dos oradores sugeriu que se avisasse quando o felino se aproximasse, um alarme, um guizo no gato, a fim de que a rataiada pudesse bater em fuga caso o gato chegasse na hora da festança na despensa. Mais aplausos! Sim, um guizo! Gritou um ratão gordo lá no fundo. Ponha-se um guizo no gato, um sino e ele tocará quando o gato estiver andando pela casa, dando-nos tempo de fugir…..
A essas alturas, um rato ancião pediu a palavra e encarando os mais jovens nos olhos, simplesmente perguntou: “ Sim, muito bom! Mas… quem se disporá a por o guizo no gato?” A essas alturas todos foram saindo de fininho, acabando-se ali toda reação ao gato. Sem analogias nem julgamentos, hem!? É só uma fábula!
Quem seria a oposição?
Sim, o que fazem, o que dizem, como pretendem os opositores de Aldo Júlio (União Brasil) desbancá-lo de uma reeleição matemática?
Em recente pesquisa do jornal folha do Norte foi apontado que o prefeito goza de boa margem de intenção de votos(espontânea), somando-se a avaliação do eleitor em relação ao atual mandato. Ele foi bem com mais de 40% de margem favorável – entretanto a intenção de votos o prejudica quando a rejeição do eleitor é superior à aceitação; Ao mesmo tempo o eleitor avalia o saldo positivo de obras urbanas e rurais, tendo em sua pessoa um administrador com visão e exequidade. Pode repetir o voto…
Mas e a oposição? Reúne nomes alhures como Prof. Rudnei, Uender Nogueira e Claudinho da Cascalheira, formando um grupo que aglutina várias vertentes e raízes da sociedade rolimourense, mas que ainda não é páreo para o prefeito em reeleição, com todos os mimos da máquina pública. Também vem se destacando pontualmente, se posicionando com equilíbrio ético e visão extemporânea, o vereador e professor Roni Ton, o filósofo legislador. Roni é citado nas rodas de conversa das universidades, sindicatos, escolas e outros nichos como a cultura, geração de empregos, modernização no serviço público e outros temas abrangentes e presentes em vários círculos sociais. Em acordo tácito entre a oposição, pode vir a ser a terceira via que conquistará uma leva de votos que já declararam não votar no atual prefeito. Diferentemente dos outros pretensos candidatos que falam sempre e apenas por sí, Roni Ton pode vir a ser uma pluri-novidade de bons auspícios no novo horizonte da política rolimourense.
Setembro amarelo
Grande parte da população rolimourense perdeu a chance de ouvir palestras técnicas com psicólogos, psiquiatra, demais profissionais da saúde pública e atendentes bombeiros militares, acerca de grave problema que assola a sociedade brasileira e que em Rondônia também acontecem casos em ascensão, que é o suicídio…
Proveniente de uma mistura explosiva de fatores sociais e mentais, a tentativa de suicídio ou sua concretização tem sido motivo de grande preocupação de autoridades e agentes da saúde. Trata-se de um mal que acomete pessoas em todas as camadas sociais, com fatores agravantes tais como alcoolismo, uso de drogas ilícitas, abusos de toda ordem, depressão, transtornos psicóticos, etc.
O governo de Rondônia, através da Sesau, da V Gerência Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta semana em Rolim de Moura esta série de atividades dirigida aos profissionais de saúde e educação, com a finalidade de multiplicar e capacitar pessoas no acolhimento de pacientes com essa predisposição ao suicídio. A diretora de epidemiologia da Regional de Saúde, Salete Gueller elogiou o trabalho das equipes e o engajamento dos profissionais. Muito produtivo!
No jogo
Com novas jurisprudências e decisões, o STJ acaba julgando matérias que favorecem o ex-governador Ivo Cassol e o ex-senador, Acir Gurgacz – ambos inelegíveis por força de processos sofridos na Justiça eleitoral. O anuncio da possibilidade mexeu com a cabeça de muita gente em face a representatividade que ambos possuem em Rondônia…Acho que a Jiripoca vai píar.
Até a próxima!