Confúcio se destaca pelo poder junto ao governo Lula, mas enfrenta fortes críticas no seu estado, pelas questões ambientais
Como foi a performance da bancada federal de Rondônia, neste 2023? Pode-se começar pelo senador Confúcio Moura, maior aliado da bancada ao governo Lula, admirado pelo Presidente e que tem o poder, hoje, de nomear praticamente todos os ocupantes de cargos federais no Estado.
Mas também fora dele, já que indicou seu companheiro de MDB, Williames Pimentel, para uma importante função no sistema de saúde pública brasileira.
Publicidadehttps://www.tudorondonia.com/banners/ale-052023-300×250.html
Confúcio nunca escondeu seu desacordo com o bolsonarismo e mantém-se defendendo pautas da esquerda. Jamais votou contra o governo atual.
É ele o parlamentar que mais recursos tem trazido para Rondônia, por motivos óbvios. Os cofres do governo Lula estão escancarados para ele, até por ser um dos poucos aliados fiéis da região norte. Onde está o problema, então?
Está, basicamente, nas questões ambientais em Rondônia. Confúcio tem ido alvo de muitas criticas e, eventualmente, até tem dificuldade de andar pelas ruas em algumas cidades, ao contrário do que sempre o fez em todos os seus mandatos, pela defesa de temas polêmicos, como a criação de onze Reservas no Estado, no seu último dia como Governador, em áreas que inclusive centenas de famílias estão sendo desalojadas.
Recentemente, o senador publicou em seu blog um desabafo, dizendo que não vai mudar suas convicções depois de chegar à sua idade.
Se houvesse eleição hoje em Rondônia, certamente o duas vezes ex-governador e no seu mandato de senador, teria dificuldades para se eleger. É muito provável que encerre sua carreira política no final do seu atual mandato.
Tudorondonia