Curtas & Crônicas
Fabiano Gomes
Enfim, concurso!
Depois de mais de 8 anos de procrastinação, enfim o município de Rolim de Moura anuncia a realização de concurso público para provimento de cargos em toda a administração.
A medida vem com atraso mas em boa hora, haja vista que neste ano de 2024 prevê-se o inicio de uma enxurrada de aposentadorias por idade e tempo de serviço, o que inevitavelmente prejudicará a qualidade do serviço público, caso não haja novas contratações. Em ano eleitoral é óbvio que exista limitações de tempo quanto a homologação e realização do concurso. A Lei das eleições 9504/97, em seu artigo 73, limita a nomeação, contratação e admissão de servidores públicos nos três meses que antecedem a eleição, o que obriga a administração a realizar todo o processo até o mês de julho. Prazo muito diminuto, mas como o prefeito pretende acabar com uma demanda que vem sendo clamada em vários setores – a de contratação de novos servidores, deverá ter ganho político na disputa pela reeleição. Não é de se duvidar que haja o certame.
Ceasa em fase final
Obra de suma importância para desembarque, armazenamento, comercialização e distribuição de alimentos in natura, o Ceasa de Rolim de Moura, localizado à saída para Pimenta Bueno, encontra-se em fase final de acabamento e deverá ser inaugurado até o segundo semestre. Fruto de emenda parlamentar do Senador Acir Gurgacz, a obra irá beneficiar o setor hortifrutigrangeiro do município, impulsionando os processos de industrialização de produtos gerador na lavoura local, assim como a exportação para centros consumidores de outros estados, contribuindo também para a economia do município, com a tributação necessária e a alto estima do produtor rural que verá seus produtos chegando mais longe a preços mais competitivos.
Enquete popular
Enquanto isso, continua nos bairros e no centro de RM, a coleta de dados para a enquete que o Jornal Folha do Norte prepara para seus leitores, avaliando o trabalho dos atuais vereadores, a intenção de votos espontânea e estimulada para a Câmara Municipal e para o cargo de prefeito. A apuração é lenta por ser presencial, com 06 perguntas e depende mais da paciência do eleitor em responder do que pretendemos. Pedimos a gentileza daquelas pessoas abordadas por nossa equipe para que respondam com atenção ao questionário e assim estará contribuindo na construção da democracia.
Chama o bombeiro!
Esta semana foi tumultuada no cenário político da capital da Zona da Mata; pressionado pela falência de duas importantes licitações do município na pasta da saúde, o ex-secretário Marcel abdicou do cargo, tendo assumido interinamente a pasta a Janete da Clinica da Mulher. Nem bem Janete esquentou a cadeira como titular, foi nomeado o ainda secretário de Meio Ambiente para a saúde, Carlos Alberto , o Carlinhos, deixando a internet em polvorosa com tantas mudanças significativas. O fato é que Professor Carlinhos, que já foi secretário da mesma pasta na administração Mileni Mota, tem muitos abacaxis a descascar pela frente, caso assuma de vez a Semusa. Em tempo: os certames licitatórios que somavam cerca de 60 milhões de reais foram suspensos pelo Ministério Público em função da matéria não ter sido aprovada no Conselho Municipal de Saúde pelo fato de representar um grande avanço na terceirização do sistema de saúde, fator que todos os conselheiros foram contrários.