Alunos da escola pública destacam-se no ENEM 2023

Estudantes da Escola em Tempo Integral, da escola Cândido Portinari, em Rolim de Moura, foram destaque nas notas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. É oportunizada também a participação de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, como treineiros, para fins testagem de conhecimentos.

Para o professor de História, Me. Sócrates Alves de Oliveira: “Esses bons resultados devem-se ao modelo de ensino e aprendizagem de nossa escola e o comprometimento dos estudantes, uma vez que trabalhamos de forma colaborativa entre as disciplinas, possibilitando diálogos interdisciplinares e um compartilhar de desafios que nos mobilizou a propor estratégias articuladas que respondessem às demandas do desenvolvimento integral dos estudantes. Por exemplo, enquanto os professores de Língua Portuguesa trabalham as normas de produção da redação, nós de Ciências Humanas trabalhamos com a contextualização dos temas que podem ser explorados nas redações.”

A escola adota uma proposta pedagógica e de gestão com foco no conhecimento dos interesses dos estudantes, incentivando-os no planejamento de seus projetos de vida. Todas as ações da equipe escolar são voltadas a apoiar os estudantes para alcançarem seus objetivos e promover o protagonismo juvenil para que sejam participativos no  processo de ensino e aprendizagem.

A Gestora Maria Carolina de Oliveira Reis relata a que “é gratificante ver nossos estudantes ingressando no ensino superior de forma mais igualitária por meio dos resultados do Enem. Tivemos excelentes resultados nas redações e também nas provas objetivas. Esses resultados são facilitados por meio do modelo da escola em tempo integral que dá grandes oportunidades de preparação aos estudantes, devido a carga horária ampliada de estudos presenciais e o assessoramento permanente dos professores. E ao comprometimento do governador Cel. Marcos Rocha e da Secretária Estadual de Educação Ana Lúcia Pacini, investindo fortemente em nossas escolas com recursos materiais e com inovações pedagógicas. Além disso, temos um acompanhamento muito eficiente da Coordenadoria Regional de Ensino de Rolim de Moura, por meio da Professora Rita de Cássia Degan e sua equipe. Podemos citar como um diferencial, o investimento da Seduc na Plataforma digital Revisa Mais e Revisa Enem, onde os estudantes tem disponível para estudo materiais como videoaulas, simulados de todos os componentes curriculares e redações com devolutivas do desenvolvimento das habilidades, dando um suporte tanto para o planejamento de intervenções pelos professores, quanto para a autoavaliação dos estudantes.”

É importante destacar também a participação das famílias no incentivo aos jovens para permanecerem na escola com assiduidade e bom aproveitamento dos estudos.