CURTAS & CRÔNICAS

Fabiano Gomes

Rotina

Com 40 anos de serviço público dedicados à saúde posso afirmar que a ação de enfrentamento ao mosquito Aedes aegipty em Rolim de Moura vem sendo conduzida de forma inadequada  e sem o devido suporte sanitário. O combate ao mosquito deve seguir normas rígidas de vigilância endêmica a fim de bloquear a multiplicação de vetores e isto exige grande participação comunitária, de forças públicas especiais como Policia Militar, Bombeiros, ACS, servidores públicos em geral e. claro, uma grande exposição dos gestores em televisão, clubes de serviço, etc.

Rotina II

Por se tratar de doenças já com protocolos definidos, como é o caso da dengue e da Covid, as autoridades já deveriam ter um plano abrangente, educativo e que realmente leve a  efeito o combate ao mosquito. Informes do Ministério da Saúde deixam claro que os índices de infestação estão crescendo a olhos vistos, não sendo diferente em Rondônia. No município de Rolim de Moura faltam agentes de endemias e a quebra da norma de que autoridade sanitária não pode adentrar quintais. Pode sim! Basta que o prefeito decrete estado de emergência para que o Poder Público possa cumprir a meta de desinfecção de quintais. Da forma que está, não muda nada. É só observar o que vem sendo feito em Cacoal, Nova Brasilândia, que seguem protocolos antigos, desde os tempos das Sucam e conseguiram mobilizar a população. A verba existe mas a boa vontade e o profissionalismo têm que estar à frente da governança!

Nova pesquisa

O Jornal Folha do Norte dá inicio esta semana vindoura, a mais uma rodada de pesquisa de opinião pública em domicílio, visando coleta de dados acerca das eleições 2024; A metodologia será a mesma da pesquisa anterior: 300 entrevistas urbanas a serem realizadas no centro da cidade de Rolim de Moura, com avaliação da intenção de votos do(a) eleitor(a) para prefeito(a) e vereadores(as).Serão avaliados os nomes mais e3m evidência no cenário municipal atual. Receba bem nossos nossos entrevistadores!

Mulher na política

Parece estar se consolidando a candidatura de duas mulheres na disputa à prefeitura de Rolim de Moura. Em chapas diferentes, estão colocando o nome à apreciação dos seus partidos na futura eleição a já veterana professora Luzenir Mota e a líder sindical Cristiane Ortega. O MDB local bateu o pé e quer Cristiane à frente da disputa, contando com o aval do deputado Ismael Crispim e dos mandatários da sigla, senador Confúcio Moura e deputado Mosquini, pelo nome de Cristiane na disputa que já mantem uma agenda de reuniões visando consultar suas bases e anunciar definitivamente se aceita o convite. Já Luzenir aguarda a composição de algumas nominatas que indicam possa levar seu nome na disputa majoritária. De qualquer forma, a mulher novamente se faz protagonista numa eleição municipal, lembrando que o rolimourense já elegeu uma prefeita, Mileni Mota, que ainda goza de grande prestigio, principalmente entre o eleitorado feminino.

Conjunto

Com tais articulações, já somam na disputa à prefeitura os seguintes nomes: Aldo Júlio(União Brasil) para reeleição, Cristiane Ortega ( MDB), Rodnei Paes (PL), Uender Nogueira(sem partido) e Edimar da 176(PDT), fazendo com que o cenário se altere a cada dia e com a possibilidade de surpresas nos resultados finais. Briga de foice no escuro.

Aruana

A Aruana, Ação Ambiental da Amazônia, entidade de defesa ambiental com sede em Rolim de Moura -RO, realizará eleição para escolha de diretoria em maio próximo e a agenda já movimenta grupos e pessoas ligados à questão ambiental nesta cidade. Trata-se de uma entidade totalmente documentada, com titulo de Utilidade Pública, que adquiriu grande  credibilidade em seus três anos de fundação, graças a uma presença forte no ambiente público , sempre cobrando ações da prefeitura e da Semadur, em busca da solução de problemas afeitos a saneamento, lixo, queimadas urbanas, etc.    Associe-se, faça parte da onda verde em nossa cidade!