Toma posse o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Turismo em Rolim de Moura
Teve lugar nesta sexta feira, 07,ás 09:00hs, na sede do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Turismo, a primeira diretoria do Conselho, que será presidida provisoriamente pelo Secretário da pasta, Edson Bavaresco, que em primeira reunião colegiada apresentou um “conflito de interesses” em sendo o presidente da entidade o mesmo secretário executivo de Meio Ambiente, ficando acertado uma mudança na Lei, já que o presidente da Câmara Municipal, vereador Cidinei da 200, fez-se presente e comprometeu-se junto ao grupo pautar a mudança na Lei, de forma a regularizar a posição dos membros do CONDEATUR.
O Conselho é um órgão paritário que reúne representantes de entidades públicas ligadas ao meio ambiente e que tem por prerrogativas principais fiscalizar o ambiente público visando a prevenção de ilícitos contra a natureza, bem como a promoção e o controle das ações dos gestores públicos no trato com o setor. Nele estão presentes membros titulares e suplentes representando Associações de moradores, clubes de serviço, SEMEC, OAB, UNIR, ARUANA, RECICOOP, ECOPORÉ, SEBRAE, SEMEC e outros que podem vir a fazer parte conforme o estatuto aprovado.
Inúmeras falas apontaram situações conflitantes e ilícitos ambientais acontecendo na cidade, principalmente no que diz respeito queimadas, lixo em vias públicas, mas principalmente o alerta ambiental de seca severa para 2024 e 2025, em face combinação de fatores como clima, desmatamento e assoreamento de rios da bacia hidrográfica do município e consequentemente do Estado de Rondônia.
“ Vamos trabalhar rapidamente com a educação ambiental nas escolas, visando a prevenção de queimadas e a preservação de nascentes, num trabalho iniciado pela UNIR quando do mapeamento das nascentes e monitoramento do rio Anta, – disse Bavaresco – De posse dessas informações vamos através da prefeitura e parceiros até da iniciativa privada, desenvolver um plano de médio prazo para o enfrentamento da crise hídrica”, sinalizou.
Outro ponto positivo apontado pela Profª Kênia, da UNIR, é a presença da OAB no quadro do Conselho, formando assim um quadro jurídico consultivo para a entidade. A reunião foi secretariada pela Servidora da Semec, pedagoga ambiental Mônica Reis, que estará à partir de então na função à disposição do Conselho.
da redação.