Erdogan vence segundo turno da eleição para presidente na Turquia

Agência Brasil.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, 69 anos, reivindicou a vitória no segundo turno da eleição presidencial e vai governar o país por mais cinco anos, até 2028. O político está no poder desde 2003, período em que cumpriu mandatos de primeiro-ministro e de presidente.

“Nossa nação nos confiou a responsabilidade de governar o país pelos próximos cinco anos”, disse Erdogan a apoiadores do alto de um ônibus em seu distrito natal, Istambul. “Cumpriremos todas as nossas promessas”, completou o chefe de Estado, garantindo que “cada eleição é um renascimento”. “Essas eleições mostraram que ninguém pode atacar as conquistas desta nação”, continuou.

Segundo a agência oficial turca Anadolu, Erdogan obteve 52,1% dos votos, contra 47,9% do seu adversário, Kemal Kiliçdaroglu, após a apuração de quase 99% dos votos.

Distribuição de dinheiro a eleitores

Durante a votação, Erdogan foi visto distribuindo dinheiro vivo a apoiadores, logo após votar no segundo turno das eleições. Vídeos feitos por apoiadores e postados nas redes sociais mostram o político distribuindo dinheiro em uma seção eleitoral onde votou. As notas no valor de 200 liras (cerca de R$ 50) eram entregues enquanto ele apertava as mãos dos apoiadores.

A lei turca proíbe os candidatos de fazer campanha no dia da eleição. As autoridades de supervisão eleitoral do país ainda não tomaram conhecimento da lei de distribuição de dinheiro de Erdogan.
Entretanto, de acordo com a imprensa local, esse movimento é comum entre os eleitores de Erdogan, não só durante o período eleitoral. No dia 14 de maio, no primeiro turno, o chefe de Estado também foi visto distribuindo dinheiro e presente às crianças.