Curtas & Crônicas
Guerra
Não existe razoabilidade para a guerra, nem para a escravidão nem muito menos para o preconceito étnico, misoginia e outros gargalos criados pela humanidade – cada um a seu modo e agora banalizados ao redor do planeta ao ponto de insuflar-se uma guerra de proporções mundiais. Cada país protagonista e grupos terroristas montaram novamente o palco de guerra no Oriente, tendo como contendores principais os descendentes de Isaac e Ismael, filhos de Abraão, o fundador de Israel que também era pai de Ismael, o filho com a escrava Agar, a quem expulsou para o deserto juntamente com o filho, cujos descendentes são hoje o povo palestino, Sírio, iraquiano, etc. A guerra das guerras, descrita até mesmo na bíblia Cristã, envolverá muitos interesses que por certo mudarão a geopolítica mundial.
Tecnologias
Diante dos avanços tecnológicos registrados pela humanidade desde a II Guerra mundial, o que se percebe agora é a espionagem e serviços de inteligência trabalhando muito mais que os soldados no front. Estranhamente Israel engoliu barriga por anos a fio, quando o Hamas se armava em Gaza e treinava em suas barbas. O resultado é que milhares de foguetes e misseis entraram em Gaza e outros artefatos considerados rústicos como parapentes e motocicletas , que serviram para invadir o território Israelita, sequestrando 2 centenas de civis e que agora asseguram Gaza de uma invasão por terra pelos soldados irados de Israel. Também não se entende como um míssil disparado que atinge um hospital e mata 5oo pessoas, não é imediatamente identificado; Ainda paira a dúvida da autoria como se isso fosse mais importante que o fato, agravado também pela dúvida de poder ter sido “acidental”…Vejam com o que estamos lidando.
Mudando a cara da cidade
O homem é bruto, isso é verdade, mas como não queremos prefeito pra andar de mãos dadas pela praça, o atual prefeito de Rolim de moura conseguiu avançar na urbanização central da cidade, personalizando ruas e avenidas com mais de 40 km. “recape” de primeira e a pavimentação de mais de 20 quilômetros de vias. Graças a recursos viabilizados através de emendas parlamentares federais, e a parceria com o governo do estado, através do DER. Também foi possível trabalhar a infraestrutura de drenagem e terraplanagem de inúmeras vias em torno do rio Anta Atirada, o que vem conferindo um novo visual na urbanização dos bairros Beira Rio e Centenário. Melhorando também os aspectos de saneamento básico, a empresa Águas de Rolim iniciou a expansão da rede coletora de esgotos e de distribuição de água tratada, dentro da pactuação com a prefeitura, através da Agerom. Não é pouca coisa e precisamos de mais, aproveitando o pique de Aldo Júlio, decidido e embalado pelo mote Já mudou, Tá melhor!
Balneário
Nos áureos tempos das vacas gordas, o município de Rolim de Moura já contou com um balneário, onde as famílias em final de semana tinham, a opção de levar as crianças para um banho e até tomar umas geladas na lanchonete existente no meio do lago . Era uma festa que reunia milhares, sim milhares de pessoas nos finais de semana. O terreno fica na cidade Alta, onde foram jogados 1.300 caminhões de areia pela prefeitura municipal e hoje encontra-se fechado e administrado pelo Rolim Cross Clube, a título de promover o plantio de árvores para a formação de um bosque que não saiu do papel. Seria bom se o Secretário de meio ambiente e o prefeito tomassem a iniciativa de instalar naquele local que é do município, um Parque ecológico de verdade, com áreas de lazer, cinemateca e o devido aproveitamento da água o local. Seria benéfico a toda população, além de evitar futuros dissabores sobre a posse da terra, se é que me entendem…
Habitação
Com um déficit habitacional em torno de 3 mil famílias, o município de Rolim de Moura, que chegou a anunciar no primeiro semestre a adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida, parece que ainda não concluiu os estudos socioeconômicos necessários para apresentar ao Ministério das Cidades e assim poder estar apto a receber o programa quer poderia disponibilizar em torno de 300 unidades habitacionais, beneficiando assim centenas de famílias de baixa renda que atualmente se apertam para pagar o aluguel. Nenhuma política neste sentido foi divulgada pela secretaria municipal de Ação social – Semas, mesmo a secretária Sandra Miranda tendo estado recentemente na capital federal, onde deve ter tratado do assunto mas não levou ainda ao conhecimento da imprensa.