Curtas & Crônicas
Fabiano Gomes
Parceria que dá certo!
Por mais que a oposição lute, invente narrativas, tente destronar o governador Marcos Rocha(União Brasil) da cadeira e passar uma rasteira na parceria entre Rocha e o prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio(União Brasil), as obras de infraestrutura só aumentam na cidade, conferindo um novo visual e qualidade
de vida à população, a saúde avança para a regionalização com a contratação de serviços de média e alta complexidade, a implantação da Clínica Infantil e da Mulher,
os cerca de 50 km. de ruas e avenidas que foram recapeadas pelo DER e agora mais 25 km. já estão licitados, tendo inicio as obras já na virada do ano. Para Rolim de Moura é importante tal parceria, visto que quando governos saídos da própria Rolim de Moura deixaram tanto a desejar ao município. Pra finalizar, Rocha foi recentemente avaliado como o melhor governador do Brasil, ficando Aldo como o 4º melhor prefeito de Rondônia. Até Uender Nogueira já anda dizendo no plenarinho que “já tá bom, vai ficar melhor, meu prefeito”.
Corte no Salário
A Câmara Municipal realizou sua última sessão ordinária do ano com a votação da LDO, aprovada por unanimidade dos vereadores mas ainda não decidiu, conforme norma regimental, os proventos da próxima Legislatura, bem como do Prefeito, vice e secretários municipais. Na verdade, a matéria pode ser adiada até o ano vindouro antes das Convenções partidárias, mas já está servindo de pólvora nas conversações para a disputa de reeleição ou vice de alguma das chapas, até porque agora só quem se manifestou pela disputa ao Palácio Olavo Pires é o Prof. Rudnei(PL), Aldo Júlio que disputará a reeleição pelo União Brasil e a possibilidade de numa coalizão empresarial surgir um nome “novo” e como todo novo demora ser digerido pelo eleitorado, tudo caminha para uma polarização tendo num palanque Aldo e Marcos Rocha e sua força municipalista e noutro Rudnei e o Senador Marcos Rogério, que diga-se de passagem, ainda não disse a que veio em termos de Rolim de Moura.
Corte no salário II
Então, num absurdo diálogo, dois vereadores que pretendem concorrer a reeleição discutiam o apoio de um ao outro visando compor uma chapa como candidato a vice – como não chegavam a um consenso, um deles ameaçou em tom de brincadeira mas de vero, pedir corte nos futuros subsídios da futura legislatura…E eu digo que o cavalo ajaezado e com sela só passa uma vez… portanto, se o grupo legislativo recuar e não indicar vice em nenhuma das chapas, corre o risco de alguém cair da mudança. É de se pensar.
Responsabilidade ambiental
Já passou da hora de encararmos com pé no chão uma realidade urbana que exige do Poder Público um posicionamento quanto a Lei de Arborização de autoria do vereador Rone Ton e aprovada pelo parlamento mirim no início de 2023, e que vem sendo atropelada pela falta de planejamento e execução por parte da prefeitura(Semosp- Semadu), de um plano urbanístico que leve em conta local de plantios visando evitar plantar sob a fiação elétrica, observar o manejo de podas pelas empresas subsidiárias de serviços de água e luz, manejo de árvores condenadas e passiveis de retirada a fim de execução do devido plano, com a reposição de espécies ambientadas e jardinagem. Ou seja: pra se ter uma cidade arborizada, com padrões de poda e floradas, jardins verdes e com muitas belezas naturais, tem que que implantar o Departamento de Parques e Jardins, mesmo que terceirize serviços – Mas há que se padronizar e cuidar dos espaços públicos, buscando soluções práticas, não dispendiosas, com campanhas que visem a participação dos munícipes, sendo inclusive ocupação para pessoas de terceira idade, aposentados, cuidar desses jardins públicos. Assim se humaniza uma cidade que se pretende ser um polo regional turístico.
Prato Fácil
Em recente visita oficial ao município, a Secretária de Estado da Ação social, Luana Rocha lançou no município o Programa Prato Fácil, subsidiado pelo governo do Estado e já funcionando em mais de 80 estabelecimentos credenciados na capital no interior de Rondônia e que prevê oferecer um prato de comida nutritiva e saudável aos cidadãos(ãs) cadastrados no Programa ao preço médio de R$ 2 reais. Luana, que é também primeira dama do estado, disse que a intenção e promover equilíbrio social, oportunizando pessoas em vulnerabilidade social, moradores de rua e até mesmo comerciários de baixa renda, contribuindo também para a economia nos municípios, haja vista que o governo arca com cerca de 80% do custo do prato, aumentando assim o faturamento da rede de restaurantes conveniada. A Secretária municipal Sandra Miranda, disse topar o desafio da parceria.
Lixo flutuante
Ainda pendurado na Câmara Municipal o Projeto de Lei que altera nomenclaturas, valores e tipificação de crimes ambientais urbanos, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMADU e encaminhado à Casa de Leis ainda no mês de agosto pelo secretário da pasta, prof. Carlos Alberto que aguarda uma decisão dos vereadores quanto às mudanças no Código fiscal municipal que altera para menos os valores para multas aplicadas por exemplo para quem joga lixo na rua, em córregos e canteiros, para valores que iniciam em torno de 50 reais(atualmente a queima de lixo prevê uma multa em torno de 350 reais.
“ A nossa ideia não é inviabilizar o cidadão com uma multa as vezes impagável, mas sim, não deixar de puni-lo com um valor acessível e que funcione de forma educativa e reincidente se assim necessitar – dessa forma precisamos da aprovação a fim de que possamos punir de forma justa os poluidores do meio ambiente