Folha do Norte realizará enquete sobre o aborto
Visando contribuir para o debate e entendimento social acerca de tema tão importante e contemporâneo para a sociedade brasileira, o Jornal Folha do Norte lança em suas plataformas uma enquete onde avalia a opinião de seus leitores acerca da legalidade, da competência e da liberdade das mulheres praticarem o aborto mediante condições extemporâneas e, além de sua vontade.
A prática do aborto no Brasil é permitida apenas em casos excepcionais como Anencefalia do bebê (ausência da calota craniana e exposição cerebral), Estupro comprovado ou ameaça grave a vida da mãe. Mesmo assim os protocolos públicos e jurídicos prejudicam o atendimento à mulher em unidades de saúde quando a mesma chega para atendimento em decorrência de aborto mal conduzido. Humilhações, prisão, maus tratos é reservado à mulher que abnega ao direito da maternidade sem escolha.
O debate sem hipocrisias ou religiosidade exacerbada faz-se necessário para separar o joio do trigo, posto que existem à disposição do homem e da mulher, métodos contraceptivos para se evitar a “gravidez indesejada” pelo casal – a pílula, o diu, a vasectomia, a laqueadura etc.), não necessitando tirar-se a vida de um futuro ser, portanto inocente. Fatores econômicos, doenças mentais, desestruturação familiar são fatores alegados pela maioria das mulheres que praticam o ato, seja com química ou procedimento cirúrgicos em clínicas ilegais – correndo sério risco de morte ela e o bebê.. Precisamos avançar nesse entendimento de que a mulher é soberana em suas escolhas por ser a dona do ventre gerador e que a falta de protocolos nas unidades públicas conduz mais à morte das pacientes e seus bebes, do que a prática legalizada em ambiente hospitalar, com acompanhamento jurídico e médico.
Dê a sua opinião, responda a enquete e ajude a formar uma opinião clara, democrática e humanizada de um ato tão polêmico, que envolve concepções religiosas políticas e filosóficas. É o Folha do Norte respeitando sua opinião, leitor!
Redação.