Incêndio na APP no bairro Esplanada pode ser criminoso

As previsões climáticas cientificas estão se cumprindo e a temperatura do planeta não para de subir – aliado à falta de chuvas, o clima seco e com ventos propicia as queimadas no chamada “seca amazônica”, intensificada pelos fenômenos andinos do El Nino e La nina. Neste ponto a frase que ouvíamos em criança de “não brinque com fogo”, nunca esteve tão atual.

Em Rolim de Moura existem vários focos urbanos de incêndios alimentados por lixo urbano, terrenos baldios com mato e também nas áreas de reserva como App´s, ou áreas de preservação permanente como determina a legislação.

Ontem, dia 08, a App existente no bairro Esplanada, ao lado do Parque Municipal das palmeiras, literalmente ardeu em fogo, onde suspeita-se tenha por origem criminosa, posto que alguns moradores querem a abertura de uma rua principal(rua 25) a qual se for concretizada cortará ao meio a área de App. Uma das formas de conseguir abrir a rua 25 seria justamente promover a devastação da área, afim de que a prefeitura pudesse entrar com as obras no local, evitando assim problemas para adquirir-se licenças ambientais.

O fogo iniciou por volta das 14 horas sem nenhum motivo aparente e alastrou-se rapidamente graças ao forte vento e ao final do dia cerca de um alqueire em vegetação estava queimado. Estranhamente os bombeiros não foram notificados e se foram não compareceram ao local nem a equipe de fiscalização da Semadur – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. O período de seca se intensificará por tempo indeterminado, pelo menos até final de setembro e o governador Marcos Rocha já decretou estado de emergência ambiental, em face da redução de água nas bacias hidrográficas do Estado e as prefeituras devem precaver-se e treinar e alocar equipes de brigadistas no combate ao fogo. Muito prejuízo vem pela frente…

Da redação