Jairo Benetti assume o PSD e se declara pré-candidato a Prefeito
Em entrevista exclusiva a esse Folha do Norte, o ex-vereador por 5 mandatos e presidente da Câmara Municipal em quatro ocasiões, Jairo Primo Benetti, considerado até por opositores como um articulador político nato, irmão da ex-prefeita Mileni Mota, disse à reportagem que fechou acordos políticos com importantes lideranças locais, e junto ao ex-senador Expedito Júnior – presidente estadual do PSD – Partido Social Democrático, estando agora frente ao diretório municipal do partido em Rolim de Moura. Seu anuncio de pré-candidatura traz um cenário novo à política rolimourense.
Ele falou de política, alianças e diálogo, afirmando ser necessário o surgimento de uma via política com habilidade técnica e administrativa que leve o município a dar um salto de desenvolvimento, levando-se em conta a geração de empregos, urbanismo e melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. “Tudo que faz parte da administração, da coisa pública em Rolim, precisa passar por um novo estudo, planejamento e execução daquilo que já está pactuado com a sociedade, através da Câmara Municipal, dos Conselhos, Associações de moradores, empresários, ou seja, precisamos repactuar dentro da nova realidade habitacional, econômica e social os destinos desse município”, disse o agora Presidente do PSD.
Indagado quanto a saúde financeira do município, o ex-vereador fez questão de dizer que é amigo pessoal do atual prefeito mas não pode poupar críticas quanto ao modelo0 administrativo por ele desenvolvido, já que a previdência municipal vem sendo prejudicada pela falta de equilíbrio no quadro funcional da prefeitura.
“Hoje o quadro de portariados e terceirizados, que não contribuem para o RolimPrevi pesa na balança do Instituto que já corre o risco de não ter caixa pras futuras e massivas aposentadorias. A primeira leva de servidores do município está idosa, prestes a se aposentar. Não foi feito concurso para reposição de vagas e a qualidade do serviço público decaiu em face da falta de qualificação do quadro, aí eu pergunto: pra que nossos filhos fazem faculdade se acabam isso embora por falta de oportunidade em nossa cidade?”, questiona ele citando o fato de que existem três universidades na cidade mas os únicos empregos gerados são na área industrial dos frigoríficos. Jairo prega um entrosamento maior da classe política com a empresarial, visando avançar no desenvolvimento urbano e rural utilizando-se para isso de todas as ferramentas de programas de governo nas três esferas. ” O dinheiro já existe nos programas existentes, a questão é que tem que ter quem vai atrás, sabendo do caminho a seguir….”, finalizou o pré-candidato do PSD.
“O Município não pode viver apenas de emendas parlamentares, com o prefeito de pires na mão em Porto Velho e Brasília. Rolim de Moura é uma referência regional e assim deve ser visto nas áreas de logística rodoviária, saúde e educação; Também terenos um olhar especial para a assistência social e ne permito lembrar de que na administração da prefeita Mileni Nota alcançamos resultados sociais incríveis, levando cursos às mulheres, apoiando associações de moradores, melhorando a renda familiar e cuidando de crianças e idosos. A realidade atual deixa muito a desejar e vemos muitas famílias fragilizadas, sem emprego, sem cestas básicas e com a saúde abalada. A família deve ser o primeiro objetivo de nós políticos. A razão de ser de uma prefeitura – Basta fazer o dever de casa bem feito e com legalidade, levando a população junto. Temos muito potencial produtivo e exemplifico falando de subprodutos como o couro – base de artesanato e confecção de peças de vestuário e que aqui não é aproveitado, apesar da grande oferta do couto bovino; da mesma forma a madeira, o aproveitamento artesanal, o incentivo aos chacareiros – importante produtor de alimentos orgânicos, também uma agenda cultural que promova o artista local, o teatro Francisca Verônica que vem sendo sub aproveitado, poderia ser um palco constante para eventos culturais da zona da Mata, e por aí vai”, explicou Jairo Benetti que já está realizando reuniões com a sociedade juntamente com a executiva do Partido, agora composta pelas seguintes pessoas: Jairo Beneti(Presidente), vereador Eliomar Monteiro(vice), Cristiane Ortega(Secretária), Rosângela Regina de Oliveira(vice secretária), José Antônio Gonçalves(Tesoureiro) e Fabricio Melo de Almeida ( vice tesoureiro).