POLÍTICA PÚBLICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O assunto em pauta é a falta de Política Pública para a destinação dos resíduos sólidos, ou o lixo como preferirem, embora lixo seja material sem valor e ou utilidade, o que em 90% do que se recolhe na cidade tem importância e serventia.

Se pensarmos em gastos, não é nada bonito a cidade ter uma despesa de quase 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) semestralmente, e fechar os olhos para que a empresa descarte o resíduo em outro município.

Infelizmente é uma prática muito utilizada em Rondônia e em outros estados brasileiros. A solução é política pública para a destinação do “lixo”, com a implantação de uma usina de gaseificação de resíduos para a geração de energia elétrica, que em sua planta traga uma plataforma que permita aos catadores atuar na seleção do material e, o que não tem “utilidade” se transformará em energia.

Imagem ilustrativa de usina de biogás que utiliza resíduos sólidos reciclados para a produção de energia.

Uma usina do porte para atender não apenas o município de Rolim de Moura, como toda a zona da mata, o Partido dos Trabalhadores tem disponível a fundo perdido, recursos no BNDES para que se faça a construção e colocar em funcionamento, logo, é possível inovar. Isso é compromisso com o planeta, com nossa cidade, isso é responsabilidade social. Esse é o Partido dos Trabalhadores.

Professora Luzenir Mota

Pré candidata a prefeita.