Profissionais da saúde de Rolim participaram da 10ª Conferência em Porto Velho

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde
marcou presença na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Rondônia nos dias 29, 30 e 31 de maio. O evento aconteceu no auditório da Unopar em Porto Velho.
.
A Conferência foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e pelo Conselho Estadual de Saúde, e com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência reuniu diversos segmentos da sociedade que puderam, entre outras coisas, debater e propor diretrizes e estratégias sobre política pública de saúde.

O município de Rolim de Moura foi representado pelo Secretário de Saúde Marcel Leme, diretora da Atenção Básica Érica Queiroz, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosenilda Maria, além dos demais delegados.

De acordo com Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosenilda Maria, foram três dias de muito debate para aprovar as propostas que serão levadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 2 a 5 de julho, em Brasília. Os eixos temáticos da 10ª Conferência Estadual de Saúde foram; o Brasil que temos. O Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas, explica Rose.

Gestores da saúde municipal, a Presidente do CMS Rosenilda Costa e profissionais administrativos representaram o município na Conferência.

Para Érica Queiroz, diretora da Atenção Básica de Saúde o debate sobre o funcionamento do SUS é de extrema importância. Avançamos muito com o SUS, mas precisamos avançar muito mais. Aumentar a cobertura na atenção básica, fortalecer a assistência à saúde da mulher, da criança, do idoso e das pessoas com deficiência. Além de diminuir a fila de espera por procedimentos eletivos”, ressalta.

O secretário de Saúde, Marcel Leme destaca a
representatividade Rolimourense na Conferência e a importância de contribuir com as ações que buscam o aperfeiçoamento constante do sistema de atendimento à população. “Foi um
momento ímpar, no qual tivemos a oportunidade de propor melhorias para garantir uma saúde cada vez mais cumpridora do seu papel, que é garantir o acesso integral, universal e gratuito para toda a população”, disse.

(Fonte: Assessoria de Imprensa – PMRM)