“Quem joga lixo na rua, joga sujo contra a cidade”
Com a frase acima, o vereador rolimourense Eurico Gomes(Podemos), deu início ao seu discurso nesta manhã do dia 29 na Câmara Municipal dessa cidade, durante a abertura da sessão legislativa. O vereador, que mostrou-se muito indignado com o resultado de suas visitas aos bairros no último final de semana, disse ser uma vergonha o que algumas pessoas notadamente sem educação para a convivência em comunidade, estão fazendo com a imagem de Rolim de Moura.
“Estão jogando lixo em todos os bairros, em várias localidades, inclusive com animais mortos ensacados, descartados em qualquer lugar da cidade, fazendo com que a coleta do lixo mesmo sendo eficiente fique prejudicada. Mesmo com tantas campanhas educativas, ambientais, pessoas continuam jogando seu lixo na rua, entupindo esgotos bocas-de-lobo e o próprio rio Anta onde é fácil encontrar desde sacos plásticos até sofás e outros objetos que jamais deveriam ser descartados no meio ambiente e que acabam causando enchentes e prejuízos à comunidade”, disse Eurico a uma plateia repleta de servidores públicos municipais que estavam presentes para apreciação do Projeto de realinhamento de salários da classe, encaminhado pelo prefeito Aldo Júlio e que entrou em pauta de discussão no plenário da Casa de Leis.
O Vereador, que também é autor de Propositura ao Executivo criando a Lei que pune proprietários de terrenos baldios e até pode obrigar o plantio de grama nesses terrenos, sugeriu também medidas punitivas para tal descarte de lixo, principalmente quando o agente for reincidente do ato. “Podemos criar uma multa como é exemplo em outros municípios e Estados. No Rio de Janeiro onde a Lei já é aplicada há seis meses, teve segundo estatísticas da própria prefeitura, uma queda de 53% nesse resíduo descartado nas ruas. Isto contribui para a higiene e o urbanismo da cidade e ainda na economia dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos. Se não mexer no bolso, o sujeito não perde o mau hábito!”. Sugeriu Eurico, sendo aparteado pelo vereador Roni Ton(PTB) que lembrou ao edil que a própria prefeitura não faz o dever de casa posto que mantem inúmeros terrenos nessa situação e não toma providências.
“Existem inúmeras situações que podemos apontar como omissão do Poder Público a questão da limpeza urbana, que nos leva a pensar que cobrar da população exige também fazê-lo à administração que poderia ser mais rígida e suas cobranças à comunidade, se antes cumprisse integralmente com suas atribuições”, disse Roni Ton.
(da redação Folha do Norte)