Rolim de Moura traz para Rondônia o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Rondônia teve destaque na solenidade do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), realizada na noite de terça-feira (11), em Brasília (DF). Todos os vencedores nacionais de cada uma das 10 categorias da premiação foram revelados e Rolim de Moura foi uma das cidades premiadas.
A prefeitura de Rolim de Moura concorreu na categoria Empreendedorismo Rural e foi premiada pelo projeto “Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional”.
Ao todo, cinco prefeituras municipais e um consórcio formado por 23 municípios de Rondônia concorreram na XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que recebeu mais de 2.500 inscrições de todo o país.
“A participação expressiva de Rondônia na XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora destaca o comprometimento das prefeituras do nosso estado com o desenvolvimento local e a promoção do empreendedorismo. Tivemos Rolim de Moura como campeã em uma categoria, mas é preciso destacar que também concorreram ao prêmio nacional as prefeituras de Cacoal, Cerejeiras, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e o CINDERONDONIA”, enalteceu Alessandro Crispim Macedo, diretor-técnico do Sebrae RO.
De acordo com Alessandro, todos os projetos desenvolvidos pelas prefeituras rondonienses que concorreram ao XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora se destacaram e agora tornam-se exemplo para todo o Brasil. A disputa foi bastante acirrada, uma vez que essa edição do Prêmio registrou cerca de 1.000 inscrições a mais que a premiação anterior.
“Ao todo, 240 projetos de todas as regiões do país disputaram a grande final, após todas as etapas estaduais do prêmio. A conquista do município de Rolim de Moura chancelou a participação de Rondônia na grande premiação e muito nos orgulha e motiva outras prefeituras às melhores práticas municipais voltadas para o empreendedorismo”, comemora Alessandro.
A cerimônia que revelou as gestões municipais que se destacaram em todo o Brasil foi realizada no Unique Palace, em Brasília. Na oportunidade, o prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio Pereira, recebeu o prêmio das mãos de Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e de Priscila Felizola, diretora-superintende do Sebrae SE.
“Ao realizar o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, o Sebrae tem o objetivo de destacar o papel das administrações públicas municipais que estão comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico dos seus municípios. O Sebrae reconhece, por meio desta premiação, projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia, Darci Agostinho Cerutti.
EMPREENDEDORISMO RURAL
O projeto “Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional”, garantiu o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora ao Município de Rolim de Moura na XII edição da premiação.
A ideia de fortalecimento da suinocultura se iniciou quando um abatedouro de suínos do município, que é uma agroindústria familiar – o Frigo Machado, sinalizou à Secretaria Municipal de Agricultura que estava realizando a compra de animais em outros estados.
A agroindústria realiza o abate de cerca de 90 animais por mês e, dentro da sua região, não tinha oferta suficiente para atender sua demanda. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Agricultura agiu e realizou a aquisição de animais de raças com dupla aptidão, carne e banha, que conseguem se adaptar às condições ambientais da região: Landrace, Large White e Duroc.
Após a aquisição de 44 suínos, sendo 40 fêmeas e 4 machos, a Administração Municipal realizou um chamamento público de credenciamento de produtores rurais para recebê-los. No total, foram credenciados 19 produtores. Em último levantamento realizado, já foram contabilizados o nascimento de cerca de 540 animais.
“Com o projeto de suinocultura, o município de Rolim de Moura quer alcançar futuros suinocultores e, ao mesmo tempo, promover uma diversificação dentro das propriedades, garantindo mais uma fonte de renda aos produtores rolimourenses”, explicou Maria Tereza de Oliveira Marangon, coordenadora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em Rondônia.