Rondônia: focos de incêndio crescem quase 300% em agosto, mas ainda são menores que o mesmo período do ano passado

número de focos de incêndio cresceu quase 300% no mês de agosto, em Rondônia. No entanto, os dados mostram uma queda significativa com relação ao ao passado. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)



De acordo com o monitoramento do instituto, em agosto, mês castigado pelo período de seca, o estado de Rondônia registrou 1.715 focos de incêndio. O número foi o maior de todo o registrado neste ano.
Ainda de acordo com o INPE, esse número de agosto representa um aumento de 273% com relação a todo o acumulado em agosto, já que naquele mês, 460 focos foram registrados
Segundo o INPE, o crescimento foi de 133% em agosto, com relação a todos os outros meses atrás, já que, ao todo, de janeiro até julho, foram 736 focos de fogos identificados pelo monitoramento.
Cenário – Apesar do crescimento no mês de agosto, os números compilados pelo INPE mostram que a quantidade de focos de queimadas diminuiu em 2023.
Embora sejam grandes os focos de incêndio este ano (1715), o número é menor 105% com relação ao mesmo período do ano passado. Em agosto de 2022, 3.512 focos de fogo foram detectados.