Turismo: Parece que não, mas temos muito a oferecer!
Em visita ao Departamento Municipal de Turismo – Orgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Trânsito, foi ouvido dos coordenadores do escritório de Rolim de Moura localizado no prédio dos Conselhos, no bairro olímpico, que o Município é um polo regional com amplo menu de produtos e serviços ligados ao turismo.
Cida Reis, diretora do departamento, explicou que apesar da equipe diminuta(apenas ela e o técnico Edivan Ferreira), muito tem sido feito pela prefeitura a fim de regularizar-se no mapa do turismo estadual e nacional, o que definitivamente já é um fato.
“ Há que se considerar que estamos inseridos num contexto amazônico, de alto interesse para estudos, pesquisas, lazer, práticas ambientais e muito mais – diz Cida Reis – empolgada com o que qualificou de alto potencial rondoniense para a economia gerada pelo Turismo, sendo que o Governo do Estado participa através da Superintendência estadual de Turismo, fazendo o levantamento que mapeou Rondônia por regiões e tudo o que elas oferecem em matéria de logística como transportes, pontos atrativos, gastronomia, hospedagem, agenda cultural e de negócios”. Explica a diretora.
O turismólogo Edivan Ferreira, conhecedor do assunto e pesquisador nato, tem trabalhado diuturnamente nesse mapeamento regional, o qual inclui os atrativos naturais, como as cachoeiras de Alto Alegre dos Parecis, visita à comunidade de Porto Rolim, o Santuário da Linha 180, a pesca desportiva no rio Machado e no Guaporé, além do calendário anual de eventos que inclui festas religiosas e temáticas como a da colheita do milho, do Café e a própria tendência econômica da agropecuária, mola propulsora da economia do estado e que atrai investidores de vários lugares do país.
“ Rolim de Moura oferece uma excelente rede de restaurantes e hotéis, além de campo de pouso e logística de estradas que tornam o município um polo regional de distâncias curtas em relação a outras cidades, já com tradição em eventos culturais festivos(Shows, Exposições agropecuárias, eventos religiosos, festivais de praia e pesca) e de negócios ligados à produção de alimentos. Temos trabalhado a questão do engajamento da população, incentivando a participação e exposição do que faz e pode gerar renda”, explicou Edivan, acrescentando que o município já faz parte do Cadastur.gov, sistema de registro e avaliação da Secretaria Nacional de Turismo e exigência para exercício das atividades correlatas por pessoas físicas e jurídicas.
“Por tratar-se de atividade altamente rentável, o turismo deve ser visto positivamente pela população que deve adequar-se, participando de seminários e cursos de formação nas mais diversas áreas, preparando-se para acolher com referência, respeito e cordialidade as pessoas que procuram nossa cidade e nossos atrativos – Diz Cida Reis, que finalizou fazendo uma cobrança aos políticos que de forma direta ou indireta foram eleitos com votos do município e que hoje compõem a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, mas que ainda não voltaram os olhos para Rolim de Moura e nossa total necessidade de recursos para tocar projetos nas mais diversas áreas. “ Pior ainda: os assessores locais parecem tem sumido, não nos procuram para ouvir as demandas”. Disse a diretora da Coordenação de Turismo.
Da redação Folha do Norte.