Vereador Claudinho apresenta projetos ambientais que impulsionam o município
Três importantes projetos nas áreas econômica e ambiental foram apresentados em primeira leitura pelo vereador Claudinho da Cascalheira (PMN) e que, se aprovados pelo plenário da Câmara e acatados pelo prefeito municipal, podem mudar a cara e o custo de Rolim de Moura.
Trata-se dos projetos de instalação de uma usina voltaica para geração e distribuição de energia solar que venha atender à demanda dos órgãos públicos e ainda de famílias comprovadamente carentes inscritos no Cad-único, barateando o custo atual das contas públicas e da população mais carente no quesito energia elétrica. Outro importante projeto defendido pelo edil, diz respeito a contração de empresa do ramo elétrico para assumir a troca e reposição de lâmpadas incandescentes – sabidamente de maior consumo e menor durabilidade, por lâmpadas de LED, mais econômicas e que trariam de imediato uma economia de cerca de 60% no consumo da iluminação pública. “A empresa seria contratada por licitação ou chamamento público através de Cooperativa do ramo” – diz Claudinho.
O terceiro projeto, mais robusto e polêmico em sua essência e rotina da logística dos resíduos sólidos, prevê a construção de um aterro sanitário próprio para o município, favorecendo o trabalho da reciclagem pela Cooperativa Recicoop, além de baratear sobremaneira o atual custo de deslocamento da carga que é levada para Cacoal, cuja empresa contratada, a FPM, cobra R$ 200,00 por tonelada e mais R$ 7,00 por quilômetro rodado.
Tais projetos foram amplamente discutidos pelos vereadores na sessão do dia 04, chegando a ser recusados os requerimentos porque alguns vereadores pediram melhores explicações quanto a gestão, financiamento e responsabilidades de execução tanto pela prefeitura quanto pelas empresas interessadas.
Na sessão legislativa de hoje, 12, Claudinho abordou novamente o assunto e disse que uma equipe por ele contratada já está realizando estudo de viabilidade dos projetos, quando então reapresentará ao colegiado legislativo, por representarem grande economia para o município.
Redação Folha do Norte